Beto Carrero World

Você está em: Início > Beto Carrero World > Sala de Imprensa > Releases > Crianças do Projeto Onda de Penha realizam Corrente do Bem

Sala de Imprensa

Crianças do Projeto Onda de Penha realizam Corrente do Bem

10/07/2017

O Beto Carrero World trouxe a Penha o “Projeto Onda: Por um Mundo Melhor”. O programa social voluntariado é aplicado por colaboradores do empreendimento e tem como objetivo compartilhar conceitos de cidadania e ética nas escolas, contribuindo para a formação de crianças e jovens na construção de um mundo melhor.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Portonave, e foi abraçada com total apoio pelo Instituto Beto Carrero e pelo Beto Carrero World ao longo do último ano. O trabalho foi realizado por 25 voluntários, que implantaram os ensinamentos em seis turmas, de 3ª séries do ensino inicial, de três escolas da rede pública: Escola Básica Municipal João Antônio Pinto, Escola Básica Municipal João Batista da Cruz e Escola Municipal Ge Raquel Figueredo de Assis.

Em 2016, mais de 100 crianças conquistaram o certificado de “Oficiais do Bem”. E para finalizar as atividades, os alunos colocaram em prática o que aprenderam. As ações da “Corrente do Bem” na comunidade foram realizadas nos meses de junho e julho.

Visita ao asilo
A turma matutina do 4° ano da Escola Básica João Antônio Pinto, na comunidade de Olaria, realizou uma vista ao Lar da Divina Providência, em Navegantes. As crianças conversaram com os idosos, entregaram desenhos e apresentaram a música Trem Bala.

Durante a visita, dona Lucinda de Jesus Paiva, de 80 anos, encontrou uma aluna que ama caça palavras assim como ela. Gabriela Alice Prim, de 10 anos, sentou ao lado da senhora e, entre uma conversa e outra, ajudava a encontrar as palavrinhas no jogo. “As crianças são uns anjos que Deus nos mandou. Eu vou guardar com muito carinho o desenho que ganhei da Gabriela”, comenta dona Lucinda, que há seis meses vive no Lar.

Gabriela é a caçula de sete irmãos e promete que vai compartilhar com eles tudo o que aprendeu. “A Corrente do Bem é quando uma pessoa ajuda a outra e a outra ajuda mais uma”, explica a menina. Ela ainda conta que o que mais gostou na visita foi conhecer dona Lucinda.

Plantio de mudas
Na Escola João Batista da Cruz, na comunidade do Mariscal, os alunos do 4º ano vespertino plantaram mudinhas de pitangueira e ipês, árvores nativas da Mata Atlântica. Com a campanha “Plantar e Cuidar”, os estudantes aprenderam sobre a importância do cultivo das plantas e da conscientização ambiental.

Divididos em pequenos grupos, os estudantes plantaram duas mudas cada um. Para o pequeno Henrique Leonardo da Silva, de 10 anos, a atividade foi uma das que mais gostou do projeto. “Adorei plantar as mudinhas porque trabalhamos todos juntos” disse. O jovem destacou ainda a importância de participar da ação. “Agora nossa escola ficará ainda mais bonita, renovando o ar e a natureza ficando mais feliz” destacou Henrique, que ajudou os coleguinhas a plantar várias mudinhas pelo pátio da escola.


Caminhada “fazendo o bem para o nosso planeta”
Alunos do 4° ano da escola Raquel Figueiredo de Assis participaram da caminhada de conscientização ambiental nos arredores da escola, localizada no bairro Armação. As crianças produziram e distribuíram panfletos para a comunidade, alertando sobre os riscos da poluição e frisando a importância do cuidado com a cidade e o meio ambiente.

Nilo João Anacleto Neto e Carlos Eduardo da Costa, de 9 e 10 anos, já entendem a importância do turismo para a cidade de Penha. “Temos que cuidar do meio ambiente, porque a nossa cidade é muito turística. Não podemos deixar as praias sujas, assim os turistas continuam voltando. Temos que cuidar”, explicou Carlos.

Caminhada “Estamos juntos com o meio ambiente”
Os monitores do Projeto Onda acompanharam os alunos do 4º ano da Escola Básica João Antônio Pinto durante a caminhada pelos arredores da escola, localizada na comunidade de Olaria. As crianças abordaram moradores para colocar em prática tudo o que foi aprendido durante o Projeto.

Júlia da Silva, de 09 anos, a parte que mais gosta no Projeto Onda é compartilhar experiências com colegas de classe e amigos. “Eu aprendi várias coisas boas, como cuidar do meio ambiente e fazer o bem ao próximo. Isso mudou muito a minha vida”, comenta.

Ações em asilo: “Alegrando um velho coração” e “Ajudando com o coração”
O Lar de Idosos Ágape recebeu a visita dos alunos da Escola Básica João Batista da Cruz, da comunidade de Mariscal. Durante o encontro, as crianças entregaram mensagens e desenhos, e para se despedir cantaram a música “Aos olhos do Pai”. Alunos da Escola Raquel Figueiredo de Assis, de Armação, realizaram uma ação paralela no mesmo asilo, onde entregaram alimentos arrecadados por eles durante a campanha “Ajudando com o coração”.

Segundo Ellen Garcia, Coordenadora do Projeto Onda, a ampliação do projeto para a cidade de Penha é muito promissora no trabalho pela construção de uma realidade e cultura voltada para conscientização do bem-estar social, ética e cidadania. “Estamos muito felizes em ter o parque Beto Carrero World como parceiro do Projeto Onda. É gratificante saber que podemos contar com esta empresa que tem em suas diretrizes os valores que abordamos no Projeto. Isso mostra a importância e envolvimento do parque com a sociedade, e que juntos ampliaremos cada vez mais essa Onda do Bem”, salienta.

Através das aulas, as crianças compreendem o seu papel na sociedade, reforçando valores e ações que contribuem para o desenvolvimento cultural na região e a construção de uma educação melhor, favorecendo o bem-estar social e minimizando impactos sociais.


Voltar

Você está em: Início > Beto Carrero World > Sala de Imprensa > Releases > Crianças do Projeto Onda de Penha realizam Corrente do Bem